A temperatura é dos fatores mais relevantes em inúmeros processos, afetando diretamente a qualidade, os custos e/ou a segurança em inúmeros processos, desde a indústria agro-alimentar, farmacêutica, hospitais, indústria automóvel, cerâmica, sectores de transporte, etc.

Adicionalmente, os requisitos legais de segurança e saúde no trabalho contemplam todas as áreas do setor empresarial.

O Laboratório de Temperatura e Humidade calibra, ensaia e verifica equipamentos essenciais ao bom acompanhamento e desempenho destes processos.

São efetuadas calibrações acreditadas em laboratório (-196 a 1500ºC) ou nas instalações do cliente (-100 a 1200ºC).

Para além de Laboratório acreditado para realizar calibrações e ensaios nas áreas da temperatura e humidade, somos também a entidade qualificada para realizar verificações de metrologia legal de termógrafos e registadores de temperatura da cadeia alimentar, que tem aplicação nos meios de transporte nas instalações de depósito e armazenagem dos alimentos a temperatura controlada.

Efetuamos as aprovações de modelo destes instrumentos de medição.

Equipamentos:

  • Termómetros e sensores
  • Termómetros de resistência de platina e termopares
  • Termómetros de radiação/pirómetros
  • Termómetros de contacto
  • Estufas, Frigoríficos, Incubadores, Autoclaves, Arcas congeladoras de hospitais, Autoclaves, Câmaras climáticas, Fornos, Muflas, Temporizadores, ensaios de temperatura e rotação em Centrífugas.
  • Mapeamentos térmicos e /ou de humidade em Armazéns, Salas climatizadas, Câmaras Frigoríficas, Câmaras Climáticas e Viaturas Refrigeradas grandes dimensões; até os processos de Qualificação.
  • Termógrafos e Registadores de Temperatura.

Responsável Técnico

Januário da Torre

Coordenador do Laboratório

João Tavares