Nas últimas décadas a saúde e a segurança tem ganho uma importância cada vez maior em diferentes áreas, nomeadamente no ar ambiente e em espaços confinados. A segurança na exposição a gases é uma área de particular interesse devido às consequências e às lesões que determinados gases podem provocar no ser humano.

Assim a monitorização do ar que respiramos, quer em ambiente de trabalho ou em ambientes adversos é crucial. Essa monitorização é efetuada com recurso a analisadores de gases, capazes de detetar e determinar com eficácia a fração molar dos gases presentes na atmosfera circundante.

Apesar de não sentimos o cheiro, muitas vezes estamos a respirar ar ambiente extremamente contaminado, provocando problemas respiratórios e sintomas muito diversificados desde cansaço a sonolência.

Analisar e avaliar a composição de misturas gasosas, determinando os seus constituintes e contaminantes é uma operação essencial a fim de avaliar a segurança e a progressão de processos industriais.

O Laboratório de Analisadores de gases efetua a calibração e ensaio de Analisadores de Gases que permitem garantir a segurança relativamente ao ar que respiramos.

O laboratório efetua também a caracterização de vários gases (azoto, ar comprimido, etc ) utilizados entre outras na indústria alimentar e farmacêutica.

Responsável Técnico

Tânia Farinha

Coordenador do Laboratório

João Calado