A calibração consiste numa medição/ensaio, comparando o valor obtido entre o nosso padrão e o equipamento do cliente, cumprindo os requisitos próprios do cliente.
A verificação metrológica é um requisito legal que abrange os instrumentos de medição utilizados nas transações comerciais, operações fiscais, segurança, proteção do ambiente e saúde.

No âmbito da Metrologia Aplicada (calibração), os critérios são definidos pelo cliente.
No âmbito da Metrologia Legal (verificação), esta deve ser efetuada todos os anos, até 30 de Novembro de cada ano. As verificações são válidas até 31 de Dezembro do ano seguinte. Ex: A verificação periódica de um equipamento em Julho de 2017, é válida até 31 de Dezembro de 2018.

Na sua área de cliente, no separador “Serviços”, pode consultar a qualquer momento o estado do seu equipamento, desde a receção do mesmo no ISQ até ao acesso aos respetivos certificados e relatórios.
Para ser notificado via email logo que o certificado de calibração esteja disponível, pode selecionar na sua área de cliente (Separador “Início” – Serviço de Alertas por email) assinalando na seguinte caixa: “Pretendo receber alertas por email da existência de novos certificados na minha área de utilizador.”

Pode aceder ao certificado de calibração na sua área de cliente (Separador “Certificados” – Certificados de calibração), clicando na coluna “Ficheiro” ou “Descarregar”, para download do PDF.

Poderão existir vários motivos que impossibilitem a visualização:
1) O equipamento está calibrado? Na sua área de cliente no Labmetro Online, se o estado do equipamento é “Aguarda Calibração”, o serviço ainda não está concluído. Deverá aguardar que o estado passe a “Equipamento Calibrado”
2) Enviou a respetiva requisição? Verifique no separador “Serviços”, em Estado do Certificado, se tem a indicação “aguarda encomenda”.
3) Por favor verifique também se existem pagamentos em atraso.

Para validar a assinatura do seu certificado, deverá abri-lo no Adobe Acrobat e seguir os passos descritos nas nossas Instruções para verificação de assinaturas. Caso ainda tenha dificuldades, por favor contacte-nos!

A determinação de critérios de aceitação é específica de cada entidade, em função dos respetivos processos e a utilização dada a cada equipamento. Podemos auxilia-lo nesse sentido: envie um email para labmetro@isq.pt.

Sim. Indique-nos o seu critério de aceitação para labmetro@isq.pt e será emitido o certificado conclusivo.

Na sua área de cliente (Separador “Serviços” – Estado dos Serviços) , pode acompanhar a qualquer momento o estado do seu equipamento. Quando a indicação de estado é “Equipamento Calibrado – aguarda levantamento”, significa que está disponível para recolha.
Para ser notificado via email quando o conjunto de equipamentos do seu BRE estiver pronto para levantamento, pode assinalar na sua área de cliente (Separador “Início” – Serviço de Alertas por email) a seguinte caixa: “Pretendo receber alertas por email da existência de equipamentos a levantar no Labmetro.”

Transportadora ISQ: Para envio do equipamento calibrado para as suas instalações, deverá enviar um mail com o assunto “Transporte” para o mail recepcao@isq.pt indicando que solicita o transporte.
Transportadora do Cliente: Deverá enviar um mail até 24h antes com o assunto “Transporte” para o mail recepcao@isq.pt indicando que autoriza o envio do equipamento pela transportadora XXX (indicar o nome da Transportadora).