A calibração consiste numa medição/ensaio, comparando o valor obtido entre o nosso padrão e o equipamento do cliente, cumprindo os requisitos próprios do cliente.
A verificação metrológica é um requisito legal que abrange os instrumentos de medição utilizados nas transações comerciais, operações fiscais, segurança, proteção do ambiente e saúde.

No âmbito da Metrologia Aplicada (calibração), os critérios são definidos pelo cliente.
No âmbito da Metrologia Legal (verificação), ao abrigo do artigo 6º do Anexo da Portaria n.º 320/2019 de 19 de setembro, que aprova o Regulamento do Controlo Metrológico Legal de Instrumentos de Pesagem Não Automáticos, a operação associada a este Certificado de Verificação é válida por um ano após da data da operação.

Na sua área de cliente, no separador “Serviços”, pode consultar a qualquer momento o estado do seu equipamento, desde a receção do mesmo no ISQ até ao acesso aos respetivos certificados e relatórios.
Para ser notificado via email logo que o certificado de calibração esteja disponível, pode selecionar na sua área de cliente (Separador “Início” – Serviço de Alertas por email) assinalando na seguinte caixa: “Pretendo receber alertas por email da existência de novos certificados na minha área de utilizador.”

Pode aceder ao certificado de calibração na sua área de cliente (Separador “Certificados” – Certificados de calibração), clicando na coluna “Ficheiro” ou “Descarregar”, para download do PDF.

Poderão existir vários motivos que impossibilitem a visualização:
1) O equipamento está calibrado? Na sua área de cliente no Labmetro Online, se o estado do equipamento é “Aguarda Calibração”, o serviço ainda não está concluído. Deverá aguardar que o estado passe a “Equipamento Calibrado”
2) Enviou a respetiva requisição? Verifique no separador “Serviços”, em Estado do Certificado, se tem a indicação “aguarda encomenda”.
3) Por favor verifique também se existem pagamentos em atraso.

Para validar a assinatura do seu certificado, deverá abri-lo no Adobe Acrobat e seguir os passos descritos nas nossas Instruções para verificação de assinaturas. Caso ainda tenha dificuldades, por favor contacte-nos!

A determinação de critérios de aceitação é específica de cada entidade, em função dos respetivos processos e a utilização dada a cada equipamento. Podemos auxilia-lo nesse sentido: envie um email para labmetro@isq.pt.

Sim. Indique-nos o seu critério de aceitação para labmetro@isq.pt e será emitido o certificado conclusivo.

Na sua área de cliente (Separador “Serviços” – Estado dos Serviços) , pode acompanhar a qualquer momento o estado do seu equipamento. Quando a indicação de estado é “Equipamento Calibrado – aguarda levantamento”, significa que está disponível para recolha.
Para ser notificado via email quando o conjunto de equipamentos do seu BRE estiver pronto para levantamento, pode assinalar na sua área de cliente (Separador “Início” – Serviço de Alertas por email) a seguinte caixa: “Pretendo receber alertas por email da existência de equipamentos a levantar no Labmetro.”

Transportadora ISQ: Para envio do equipamento calibrado para as suas instalações, deverá enviar um mail com o assunto “Transporte” para o mail recepcao@isq.pt indicando que solicita o transporte.
Transportadora do Cliente: Deverá enviar um mail até 24h antes com o assunto “Transporte” para o mail recepcao@isq.pt indicando que autoriza o envio do equipamento pela transportadora XXX (indicar o nome da Transportadora).